sábado, 9 de abril de 2011

"Por suas chagas somos curados" Via Sacra conteplação do Amor de Deus









A Via-Sacra







A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.
Realizada durante a Semana Santa, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus. 


Existem variações para a realização do ritual. Em algumas paróquias, em vez de os fiéis contemplarem imagens, eles assistem a encenações, como num teatro, que dão vida aos eventos.
A descrição do martírio de Cristo por meio de imagens surgiu durante a Idade Média, quando a catequese se dirigia, em grande parte, a analfabetos. Para que os fiéis que não sabiam ler compreendessem a plenitude de significados da vida do messias, a Igreja decidiu apresentá-la de forma visual.















"São poucas as almas que contemplam a Minha Paixão com um verdadeiro afeto. Concedo as graças mais abundantes às almas que meditam piedosamente sobre a Minha Paixão."
"Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro
Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão."
"Procura rezar nessa hora a Via-Sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres."
Jesus a Santa Irmã Faustina
Na paróquia de Santa Ana a encenação da Via Sacra começou no ano de 2006 pela necessidade após a desmembração da Paróquia São João Batista.
Com um teatro sendo iniciado na rua e dando continuidade das ruas dos bairros da paróquia e reúne aproximadamente 1000 pessoas que participam, rezam, cantam e se emocionam ao contemplar o sofrimento de Jesus.
Desde o primeiro ano realizado pela Pastoral da Juventude a encenação da Via Sacra foi se tornando uma tradição e faz com muitas pessoas aguardem e participe tanto da encenação da Via Sacra na sexta-feira e acordem cedo para participarem da Encenação da Ressureição que acontece no domingo de Pascoa logo cedo antes da caminhada da ressureição.
Veja algumas fotos da Via Sacra


Um comentário:

  1. Muito fera brother! Deus abençoe!
    É bom esclarecer também que a Via-Sacra tem grade importancia para nós, Cristãos, não apenas como um "Teatro" como muitos acham, mas como uma forma de imaginar e tentar viver as dores do Senhor...

    ResponderExcluir