A Via-Sacra
A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.
Realizada durante a Semana Santa, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus. Existem variações para a realização do ritual. Em algumas paróquias, em vez de os fiéis contemplarem imagens, eles assistem a encenações, como num teatro, que dão vida aos eventos.
A descrição do martírio de Cristo por meio de imagens surgiu durante a Idade Média, quando a catequese se dirigia, em grande parte, a analfabetos. Para que os fiéis que não sabiam ler compreendessem a plenitude de significados da vida do messias, a Igreja decidiu apresentá-la de forma visual.
"São poucas as almas que contemplam a Minha Paixão com um verdadeiro afeto. Concedo as graças mais abundantes às almas que meditam piedosamente sobre a Minha Paixão." "Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão." "Procura rezar nessa hora a Via-Sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres." Jesus a Santa Irmã Faustina |
Na paróquia de Santa Ana a encenação da Via Sacra começou no ano de 2006 pela necessidade após a desmembração da Paróquia São João Batista.
Com um teatro sendo iniciado na rua e dando continuidade das ruas dos bairros da paróquia e reúne aproximadamente 1000 pessoas que participam, rezam, cantam e se emocionam ao contemplar o sofrimento de Jesus.
Desde o primeiro ano realizado pela Pastoral da Juventude a encenação da Via Sacra foi se tornando uma tradição e faz com muitas pessoas aguardem e participe tanto da encenação da Via Sacra na sexta-feira e acordem cedo para participarem da Encenação da Ressureição que acontece no domingo de Pascoa logo cedo antes da caminhada da ressureição.
Veja algumas fotos da Via Sacra
Muito fera brother! Deus abençoe!
ResponderExcluirÉ bom esclarecer também que a Via-Sacra tem grade importancia para nós, Cristãos, não apenas como um "Teatro" como muitos acham, mas como uma forma de imaginar e tentar viver as dores do Senhor...